segunda-feira, 15 de junho de 2020

Quem foi Tarsila do Amaral - Biografia resumida

 Tarsila do Amaral, (nascido em setembro. 1, 1886, Capivari, Brasil.- morreu Jan. 17, 1973, São Paulo), pintor brasileiro que misturou conteúdo Brasileiro local com estética de vanguarda internacional.




Quer saber mais sobre quem foi Tarsila do Amaral? Nas próximas linhas você vai ler informações preciosas sobre esta que é considerada uma das maiores artistas brasileiras. 

Tarsila do Amaral, que é geralmente chamado simplesmente Tarsila, começou a estudar pintura acadêmica em 1916. Em 1920, ela viajou para Paris, onde teve aulas na Académie Julian, retornando ao Brasil logo após a Semana de Arte Moderna de São Paulo de 1922, um festival de arte moderna, literatura e música que anunciou a ruptura do Brasil com a arte acadêmica.

Em dezembro de 1922, Tarsila voltou para Paris, onde estudou com o Cubista André Lhote e brevemente com Fernand Léger (cujo trabalho seria provar influente para o desenvolvimento de sua própria), bem como com Albert Gleizes. Ela foi acompanhada nesta viagem pelo poeta Oswald de Andrade, com quem eventualmente se casaria. Em Paris, ela virou-se para a cultura brasileira por inspiração artística, pintando a mulher negra (1923), um retrato estilizado, estilizado e exagerado de uma mulher Afro-brasileira nua em um fundo geométrico. A pintura marca o início de sua síntese de estética avant-garde e assunto Brasileiro.


Tarsila retornou ao Brasil no mês de dezembro seguinte, seguido por Andrade e o avant-garde poeta francês Blaise Cendrars. Os três visitaram o Rio de Janeiro durante o Carnaval (ver carnaval) e cidades mineiras barrocas durante a Semana Santa. Essas viagens inspiraram Tarsila e Andrade a aprofundar os aspectos característicos da cultura brasileira. Nesse ano iniciou sua fase Pau-Brasil, com o nome do manifesto Pau-Brasil de Andrade, um apelo para uma verdadeira arte e Literatura Brasileira. 

Suas pinturas retratavam as paisagens e os povos do Brasil de uma forma que refletia a abordagem orgânica de Léger ao cubismo. Pinturas como E. F. C. B. (Ferrovia Central do Brasil) (1924) e Carnaval em Madureira (1924) retratam o desenvolvimento industrial do Brasil e suas tradições rurais em composições planares em que estradas, edifícios e figuras são reduzidas a seus contornos essenciais e formas básicas.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário